quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Filme O TEMPO E O VENTO

A atriz CléoPires interpreta Ana Terra.
www.nopatio.com.br


Dia 20 de setembro chega às telas do País a superprodução O tempo e o vento, de Érico Veríssimo, estrelada por Cléo Pires, Thiago Lacerda e Fernanda Montenegro, com a direção de Jayme Monjardim.
O filme é o primeiro a ser filmado totalmente com câmera Sony F65, no momento, a que oferece resolução 4k, a que melhor capta e exibe imagens digitais.

O clássico romance O tempo e o vento, de Érico Veríssimo, tem emocionado várias gerações.

A trama conta a história das famílias rivais, Terra Cambará e Amaral, que durante 150 viveram em confronto. Ao longo dessas décadas,  acompanhamos a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras.

No longa, o fio condutor será o olhar de Bibiana Terra Cambará, vivida por Fernanda Montenegro. Durante o cerco ao casarão de sua família pela pelos rivais Amaral, ela relembra sua história e a de seus antepassados, desde sua avó Ana Terra (Cléo Pires), até o final do século XIX. Ela também conta sua paixão pelo Capitão Rodrigo Cambará (Thiago Lacerda), um amor que atravessou o tempo, provando ser resistente às guerras.

O elenco conta ainda com Marjorie Estiano, Paulo Goulart e José de Abreu.




Trailer oficial






Curiosidades:

  • O tempo e o vento, de Érico Veríssimo, foi um romance literário lançado em três partes contínuas, chagando às livrarias em anos diferentes. São elas: O Continente (lançado em 1949), O Retrato (1951) e O Arquipélago (1961). Todas contam uma parte da história do Brasil a partir do Rio Grande do Sul, começando na ocupação do Continente de São Pedro, em 1745, até o fim do Estado novo, em 1945, através da história das famílias Terra e Cambará. Muitos a consideram a obra definitiva sobre o Rio Grande do Sul e, sem dúvida, ela é uma das mais importantes de nossa literatura.

  •  A obra já foi adaptada antes para a televisão em duas ocasiões: em 1967, como telenovela, e em 1985 como minissérie.


  • Na minissérie de 1985 a atriz Glória Pires vivia Ana terra. Agora, na versão para o cinema, o mesmo papel será vivido por sua filha, a atriz Cléo Pires. Rodrigo Cambará era vivido por Tarcísio Meira e Bibiana foi vivida por três atrizes, nas diferentes fases de sua vida. Respectivamente foram: Louise Cardoso(em Um Certo Capitão Rodrigo), Lilian Lemmertz (em A Teiniaguá) e Lélia Abramo (em O Sobrado).
extra.globo.com




à esquerda, Cléo Pires e à direita sua mãe, Glória Pires.
Ambas como o personagem Ana Terra.
extra.globo.com


Fernanda Montenegro interpreta Bibiana em sua fase idosa
e Thiago Lacerda, o Capitão Rodrigo Cambará.
http://cinema.uol.com.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário